
Conheça a trajetória de Rosemberg
Uma liderança que se renova pela participação
Minha Jornada
Uma trajetória de luta e conquistas
Natural de Itororó, Bahia, Rosemberg chegou a Salvador aos 15 anos, já procurando espaço para uma participação ativa nos movimentos estudantis. Ingressou no Colégio Central, celeiro de grandes nomes na política baiana. No movimento sindical, conheceu Jaques Wagner e Rui Costa e outras referências importantes. Integrou o Sindiquímica, depois o Sindicato dos Petroleiros. Foi dirigente nacional da FUP. Formado em Sociologia pela Ufba, especializou-se em Ciências Políticas. Teve participação ativa na coordenação das campanhas que elegeram Wagner, Rui, Jerônimo e Lula.
Profissionalmente, trabalhou na Nitrofértil. Na Petrobras foi Gerente de Comunicação do Nordeste e lutou contra os movimentos de privatização da companhia, sendo um dos responsáveis pela democratização dos investimentos em ações sociais, de cultura popular e meio ambiente. Ajudou a implantar o programa de alfabetização para adultos “Mova Brasil”, apoiado pela petrolífera brasileira. Lutou pela preservação do pré-sal e pela destinação de lucros ao combate à pobreza.
A dedicação de Rosemberg ao Litoral Sul, Baixo Sul e ao Médio Sudoeste é intensa. Seu apoio sempre foi expressivo em áreas como a cultura, a educação, a geração de empregos, o apoio à economia criativa e agricultura familiar. A mesma dedicação exemplar que se vê também em Salvador e Região Metropolitana e em municípios do Recôncavo baiano.
Com experiência e dedicação, o deputado Rosemberg Pinto tem articulado com grande empenho a valorização da cultura de Salvador, a capacitação técnica de jovens que precisam de espaço no mercado de trabalho e a própria formação acadêmica, com valorização das ações em benefício dos jovens da periferia.
Rosemberg é casado, pai de cinco filhas e avô de cinco netos.
Participação que vem do movimento sindical