Notícias
/
Litoral Sul
/
Rosemberg parabeniza Amurc por congresso em Itacaré: 'é dessa maneira que a gente constrói uma sociedade menos desigual'
Rosemberg parabeniza Amurc por congresso em Itacaré: 'é dessa maneira que a gente constrói uma sociedade menos desigual'
Evento reuniu o governador Jerônimo, o ministro Rui, o senador Coronel, além de 50 prefeitos e prefeitas
Por: Redação

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, neste sábado (25), do 1º Congresso Foco no Municipalismo, encontro promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc). O evento realizado em Itacaré, no Litoral Sul baiano, reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o senador Ângelo Coronel, além de 50 prefeitos e prefeitas da região, e diversas autoridades estaduais e federais.
“As coisas acontecem no município. O povo mora no município, então, é no município aonde há o sentimento do pertencimento e a descoberta das necessidades sociais. Esse evento serve para que cada gestor e gestora possa dizer e apresentar, de forma coletiva, as necessidades de cada município”, afirmou o líder do Governo Jerônimo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Rosemberg também parabenizou o presidente da Amurc e prefeito de Itaju do Colônia, Elder Almeida, pela organização do evento e defendeu que encontros como o realizado em Itacaré servem para que as demandas sociais sejam melhores compreendidas pelo Estado e pela União.
“É dessa maneira que a gente constrói uma sociedade menos desigual. Uma sociedade que a gente possa, como gestores públicos, se orgulhar da capacidade desses encontros de resolver os problemas sociais dos nossos diversos municípios”, defendeu o parlamentar petista.

Com o tema “O Municipalismo como Ferramenta do Desenvolvimento Territorial”, o Congresso da Amurc contou com uma diversificada programação, com painéis e palestras sobre educação, infraestrutura, saúde, gestão tributária e inovação na administração pública. O objetivo foi capacitar gestores municipais e debater as práticas modernas de gestão púbblica e desenvolvimento sustentável dos municípios da região.
“Costumamos dizer que as batalhas do municipalismo são travadas dentro dos municípios, mas as soluções precisam ser construídas no Parlamento, tanto estadual quanto federal. Nós, gestores municipais, conhecemos de perto as dores da população e sabemos quais são as políticas públicas mais urgentes. Para tanto, precisamos de mais independência e de mais condições para agir com rapidez diante dos problemas do dia a dia”, enfatizou o presidente da Amurc, Elder Almeida.




