Rosemberg participa de inauguração da fábrica da BYD em Camaçari
Montadora chinesa investiu R$ 5,5 bilhões e vai gerar cerca de 20 mil empregos
Por: Redação

Foto: Divulgação
Mais uma vez, a Bahia sai na frente e se torna a casa da primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos do Brasil. O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), acompanhou o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues na inauguração da fábrica da Build Your Dreams (BYD), nesta quinta-feira (9) em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A montadora chinesa investiu R$ 5,5 bilhões no empreendimento que vai gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
“O objetivo da vinda de uma companhia de grande porte como a BYD é para que a gente possa continuar desenvolvendo nosso estado e gerando empregos para a população. Parabenizo o presidente Lula, o governador Jerônimo Rodrigues, os nossos senadores e deputados federais e estaduais que trabalharam incansavelmente para que a gente pudesse ter hoje aqui uma grande empresa, gerando também tributos para o estado da Bahia. Isso é o governo do PT”, comemorou Rosemberg.O líder do governo na Alba tem razão em sua previsão. A expectativa é a de que sejam gerados, nos próximos anos, 20 mil empregos entre diretos e indiretos. Atualmente, já existem 1.500 trabalhadores atuando. A fábrica estima produzir 150 mil veículos por ano, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase.

Da Ford para a BYD – A unidade, que está localizada no Polo Petroquímico de Camaçari e ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol, foi construída do zero em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela também empresa do segmento de veículos Ford, que encerrou as atividades no Brasil em 2021. O local foi adquirido pelo Governo do Estado em 2023 e cedido à BYD como parte de um plano de reindustrialização da região, tendo as obras iniciadas em março de 2024. Meses antes, em outubro de 2023, a BYD já tinha lançado a pedra fundamental da sua fábrica na Bahia. A instalação em território baiano é a maior da empresa fora da China.

Participaram também do evento o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além do presidente da BYD, Wang Chuanfu.




